teste ao texto do blog

Caracteristicas dos Materiais!

CARACTERÍSTICAS DOS DIFERENTES MATERIAIS


A introdução destes materiais na industria das bicicletas mundial surge principalmente devido á corrida ao desarmamento ocorrida nos finais da década de oitenta. Muitas pequenas empresas que trabalhavam para a indústria do armamento e aeronáutica tem que se voltar para outras áreas e é aqui que surge uma industria em franco ressurgimento a da bicicleta.


CROMO-MOLIBDÉNIO - O cromo-molibdénio é uma liga de aço. A grande vantagem deste material em relação ao aço é o do seu menor peso e elevada resistência. Para a utilização em bicicletas este é material tem excelentes propriedades de conciliar a sua resistência com o peso.
Outro aspecto deste material que o torna tão popular para a construção de bicicletas é a sua flexibilidade, que proporciona um grande conforto. O Cromolibdénio foi até meio da década de 90 o material mais utilizado para a construção de quadros. Foi bastante investigado e chegou-se a atingir pesos bastante leves, mas com alguns problemas de oxidação. Este último é realmente o grande problema do cromo, o cromo é um material vulnerável à ferrugem e esta é uma desvantagem principalmente em zonas costeiras.

ALUMÍNIO - O alumínio é neste momento o material mais utilizado no fabrico de bicicletas. A sua ascensão deveu-se principalmente ao BTT pois foi nesta vertente de bicicletas que começou a ser mais utilizado. O alumínio tem um peso bastante reduzido como tal tornou-se o material mais indicado para a construção de bicicletas. Tem como principais vantagens reduzido peso, a não corrosão, e rigidez. Esta última é para muitos uma desvantagem pois o alumínio é um material bastante rígido que não absorve qualquer tipo de impactos o que torna a bicicleta desconfortável.


CARBONO - O carbono não é um desconhecido das bicicletas, alia alguma das vantagens do cromolibdénio às do alumínio, isto é rígido mas não desconfortável, leve, e não oxida. A grande desvantagem do carbono é neste momento o seu preço. È que uma quadro de carbono fiável tem um custo cerca de 3 vezes mais que um de alumínio topo de gama. Neste momento com a massificação do alumínio poucos construtores olham para o carbono. Mas pensamos que a médio curto prazo o carbono venha a ser o material mais procurado da indústria.

TITÂNIO - o titânio é o metal perfeito. Não oxida, não é tóxico, é bastante leve, resistente e confortável. Para muitos a grande desvantagem do titânio é a sua flexibilidade, depende do tipo de utilizador, para além claro está do elevado preço

0 comentários: