teste ao texto do blog

Lesões no BTT

Quais são as lesões mais comuns no ciclismo e como evitá-las

Para a sorte de todos os que gostam dos desportos com bicicleta, a boa notícia é que o ciclismo (e todas as suas variações, como BTT, BMX, cicloturismo, etc) são dos desportos com menor índice de lesões.

Entretanto, existem lesões que são típicas do praticantes de ciclismo, seja ele ciclismo indoor (Spining, RPM, Cycling Indoor e outros) ou o ciclismo de rua. Na grande maioria das vezes, as lesões ocorrem por excesso de treino (overtraining) em ciclistas de competição. Em ciclistas que pedalam por prazer, as lesões em geral aparecem em função do mau ajuste da bicicleta e/ou uso inadequado da bike.

"O ciclismo em bike fixa é tido com a actividade de menor esforço oferecido à articulação do joelho",. Mas também numa aula de ciclismo indoor mal orientada e pedalando uma bike mal ajustada para seu corpo, pode gerar casos de lesões gravíssimas, sobretudo no joelho do praticante.


Entre as principais causas de lesões em ciclistas, amadores ou profissionais, incluem-se:
- Falta de conhecimento técnico da modalidade;
- Falta de equipamento específico para a prática da modalidade;
- Falta de orientação de profissionais creditados para a prática do ciclismo.

Vejam no quadro abaixo as principais lesões do ciclismo e a maneira de evitá-las:


TRATAMENTO

Existem diversas maneiras de se tratar lesões, muitas delas nem mesmo utilizam medicamentos. A fisioterapia encarrega-se de cuidar e recuperar a maioria das lesões. Às vezes, o simples afastamento do ciclista da actividade desportiva por um período de tempo, já é o suficiente para que a lesão desapareça.

O mais importante é estar atento ao sinais que nosso corpo nos envia. Ao menor sinal de dor muscular o atleta deve procurar a ajuda de um fisioterapeuta competente que saberá indicar o melhor tratamento. A visita a um médico ortopedista poderá ser necessária, mas na maioria dos casos, a fisioterapia já é o bastante.

0 comentários: